segunda-feira, 28 de maio de 2012

BUSHCRAFT


O bushcraft é uma atividade cuja tradução mais livre para o português seria "artes do mato". Engloba todo um conjunto de técnicas e capacidades de sobrevivência, adaptação e ação sobre o meio natural que já fizeram parte do passado e tradição humana em várias culturas mas tem vindo a cair no esquecimento da população em geral, quer por falta da sua prática, quer por serem consideradas por alguns como ultrapassadas e desnecessárias. Falamos de coisas tão simples como saber acender um fogo sem fósforos ou isqueiros, saber construir um abrigo, uma jangada ou uma cesta com fibras naturais. Inclui ainda o conhecimento de como fabricar uma corda, esculpir uma colher ou outros utensílios em madeira e construir uma faca, machado ou ferramentas semelhantes.
Atividades essas ótimas para uma tropa de escoteiros.
Observando as últimas atividades da tropa que chefio hoje, a Roberto Boesel em Santa Cruz, percebi que essa arte de bushcraft faz muita falta. Além de divertir ela ensina acima de tudo a organização e o cuidado com a utilização de coisas da natureza.
Meus meninos e meninas tem dificuldades ainda em colocar uma simples lona para abrigo. Problema maior? A desorganização. Uma de minha meninas colocou que "seria melhor se fizéssemos sem muita gente junto". Problema: Organização de tarefas e pessoal.
Cada membro de uma patrulha deve ter sua função e deve cumpri-lá. O escoteiro que fica parado olhando os outros trabalharem não tem lugar  em uma pequena unidade ou célula de sobrevivência que é a patrulha escoteira em campo.
Seguindo algumas diretrízes de sobrevivência em mata, existe um procedimento padrão.
A primeira coisa que se faz em uma condição de "livre na natureza" (par não dizer perdido na mata) é colocar seu equipamento acomodado em um lugar qualquer, de preferência mais alto que o chão, procurar lenha e ...FOGO.

INSTRUÇÃO PARA CHEFES NO 1º IMPISA - Utilizando equipamento da "caixa bushcraft".

INSTRUÇÃO PARA CHEFES NO 1º IMPISA - A pederneira!

 Com o fogo pronto, podemos nos aquecer e a noite e teremos uma certa boa companhia. Aconchego e conforto nos aguardam a noite. Mas principalmente o fogo já pode ser usado para esquentar uma água, purificando-a e servindo para uma gostosa bebida quente ou cozinhar, é claro.





Em segundo lugar a busca de suprimentos e o principal a água. Nunca deixa e se instalar perto de uma corredeira , um rio ou até açude. São lugares ricos em alimentos naturais e tem ...água. Alguns cuidados devem ser nescessários como cuidar para não ficar tão próximo a rios e corredeiras durante o período de cheias. Salvo tudo isso quando estivermos perdidos ou acidentados. Aí nosso ocnhecimentos no esporte de Bushcraft será primordial.


E em terceiro lugar devemos fazer um abrigo, ou shelter com se fala nas nomenclaturas dos Bushcrafts. Vejam, já temos fogo, água, agora um bivaque ou até mesmo um suntuoso abrigo com lona. Como esse que fiz em 2010. Estilo Tipi indígena.





2 comentários:

  1. qual o tipo de lona indicado para este tipo de shelter

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bixo, qualquer uma. Usei as normais de plástico mesmo. Mas a melhor com certeza são as de nylon. As tipis americanas são em um algodão cru bem duros. Quase um brim. Impermeabilizam com gordura animal.

      Excluir

Comente aqui