sábado, 16 de março de 2013

DE VOLTA AOS DOMÍNIOS DO LEÃO.

Foi uma sensação de tranquilidade que eu nunca mais tinha sentido. Um misto de calma com novidades. Mas acima de tudo de voltar pra casa.
Alguma coisa me parecia que tinha sido ontem que eu estava lá e retornei de uma boa aventura. O que realmente me fez perceber que o tempo tinha passado é o tamanho de meus escoteiros que eram da tropa Santos Dumomt e Hoje estão sobre o crest de William Wallace. Estão crescidos, cavaleiros de verdade.
Bem então é isso, agora é seguir em frente e continuar o escotismo que plantei ali junto aos meus queridos chefes Daniel, Pamela, Xavier, Gisa, Vera, Dulce, Salete e o Pioneiro Luiz. Agora é o "leão que nos conduz".


quinta-feira, 14 de março de 2013

Finalmente um filme de escoteiros bom.


Quando assisti os primeiros minutos do filme Moonrise Kingdom logo lembrei de Francis Ford Coppola . Não era difícil ver o dedo dele por ali, mas na verdade de outro Coppola o Roman. Enfim.
Estava acostumado a ver filmes de escoteiros que beiravam o ridículo . A maioria deles fazem chacota com o nosso movimento, até porque os escoteiros americanos merecem isso e é lá que sai esses filmes. Mas esse em particular valeu o troco.

ATENÇÃO CHEFES...

O filme conta a história de um patrulheiro que se apaixona por  uma menina problemática e os dois resolvem fugir. Parace normal até aqui não fosse ambientado o filme, em uma ilha onde existe uma pequena comunidade beirando a chatice da vida monótona.
O que os dois fujões não esperavam era que os pais de Suzy (Bill Murray e Frances McDormand), o capitão Sharp (Bruce Willis) e o escoteiro-chefe Ward (Edward Norton) fizessem todo o possível para reencontrá-los.
É aí que começamos e ver que existe muita mensagem nessa busca, tanto para os chefes escoteiros quanto para os próprios escoteiros. Vai um alerta. Caso queiram passar o filme para gurizada, assistam primeiro. Não aparece nada que não seja normal mas lembramos que ali está tudo aquilo que um pré-adolescente quer fazer. Fugir usando técnicas de campo e de quebra com uma linda menina o que deixa a aventura um pouco mais animada. 

BOM PARA OS MENINOS

O mais legal é que o filme mostra a realidade de uma patrulha com seus contrastes de gênios e multicultura. O lider aparece em certa hora mostrando como deve ser um verdadeiro monitor e incentiva a dar a virada no filme. O espirito de equipe é bem empregado nas cenas e o comando pelos chefes em momentos de crise é outro exemplo bacaninha de se ver nesta película.

ALUGUEM JÁ, ESCOTISTAS. MAS ASSISTAM PRIMEIRO...